Madeira do Piano – Identifique a madeira de um piano

madeira do piano amostra

Quando desejamo comprar ou vender um piano, ou ainda, temos apenas a curiosidade de saber maiores detalhes sobre nosso piano um dos detalhes sobre o mesmo que pode fazer bastante influência em relação ao seu preço e qualidade é saber qual é o tipo de madeira do piano ou até mesmo se o piano é realmente de madeira.

 

A Madeira do piano pode não ser Madeira de verdade

Pode parecer estranho, mas muitos pianos não são realmente de madeira. Antigamente todos os pianos sem exceção eram fabricados em madeira porém nos anos 60 com o advento de materiais como o madeira do piano imbuiaaglomerado, compensado e posteriormente o MDF e ainda o crescente preço e a diminuição da oferta de madeira de qualidade fez com que muitos fabricantes de pianos de baixo e médio padrão de qualidade e custo utilizassem como a madeira do piano estes materiais que tratam-se na verdade de madeiras sintéticas. É muito difícil para um leigo identificar a madeira de um piano e por consequência saber se o piano é de madeira real ou madeira sintética principalmente pelo fato de que todos os pianos tem sobre sua madeira um folheamento ou pintura com função estética, sejam eles de madeira natural ou não. Desta forma, a real madeira do piano não fica á vista e que podemos ver é na verdade apenas um revestimento.

Para identificar o revestimento ou folheamento da madeira devemos prestar atenção nos veios da madeira para facilitar sua identificação, o tom pode variar bastante e o acabamento pode estar encoberto por verniz ou opaco.

Madeira do piano não é maciça

É importante ainda ressaltar que apesar da crença popular sobre pianos de madeira maciça, não existem pianos fabricados 100% em madeira maciça, isso acontece por que a madeira maciça ou madeira bruta em sí não possuí uma caraterística de resistência adequada e duradoura para a fabricação de pianos. O que conhecemos como pianos de madeira maciça são na verdade pianos fabricados em madeira maciça laminada.

O processo de laminação da madeira é basicamente o que seu próprio nome diz, o fabricante de pianos escolhe um tipo de madeira maciça e trabalha a mesma a fim de obter lâminas desta madeira, então as lâminas de madeira maciça são coladas, normalmente dispondo as lâminas de forma alternada em relação ao veio da madeira tendo como resultado final uma peça de madeira maciça laminada extremamente resistente e robusta que tem um prazo de durabilidade e padrão de resistência extremamente superior á durabilidade e resistência da madeira maciça em sí.

Saiba mais em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Piano

Amostras de folheamentos utilizados sobre a madeira do piano


Madeira do Piano – Identifique a madeira de um piano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo