Relação das cravelhas e cepo com a afinação de pianos
Ao comprar, vender ou avaliar um piano um item fundamental que deve ser considerado é saber se o piano segura a afinação. Para o uso apropriado é fundamental que o piano possa ser afinado de forma adequada e que o piano mantenha afinado por um determinado período de tempo. Podemos dizer que um tempo adequado para que um piano segure afinação é o período mínimo de 6 (seis) meses. período este que pode variar conforme as variações climáticas de temperatura e umidade a que o piano é submetido.
Detalhes sobre a afinação de Pianos
Se você está procurando um piano para comprar é muito provável que você ouça alguém dizer que o piano não é afinado faz um bom tempo porem está com a afinação perfeita. Está informação é errada em 100% das vezes, ao primeiro olhar certos pianos que não são afinados a certo tempo podem parecer afinados, porem não estão. O que acontece é que o normalmente o cepo dos pianos são projetados para que a afinação do piano caia por igual em todas as notas, desta forma, todas as cordas e teclas desafinam na mesma proporção mantendo o intervalo natural entre as notas mas se formos checar a afinação veremos que a mesma está de 1/2 até 2 tons abaixo da afinação em 440 Hz.
Relação da afinação com as cravelhas de um piano.
Para conferir se um piano mantem afinado de forma adequada precisamos entender como funciona o sistema de afixação e sustentação das cravelhas do piano. As partes do piano que tem a função de permitir a afinação adequada de um piano são as cravelhas e o cepo.
As cravelhas ou cravelhamento do piano são aqueles pinos metálicos aonde as cordas do piano ficam presas. Todo cepo de piano é feito de madeira de alta densidades laminada e coladas em um padrão aonde o alinhamento dos veios da madeira ficam de forma invertida a fim oferecer uma resistência extra ao cepo do piano. Ao contrario do dito popular, não existe cepo de Metal, o cepo é sempre de madeira e fica normalmente escondido atras da chapa (harpa) do piano.
As cravelhas de um piano são fixadas e suportadas pelo cepo, desta forma para que o piano possa manter afinado, tanto o cepo quanto as cravelhas precisam estar em perfeito estado.
Estado das Cravelhas e Cepo – Este piano segura afinação ?
Para verificar os estado das cravelhas do piano precisamos fazer uma inspeção tanto visual como sonora, a parte visual envolve checar a disposição das cravelhas e a parte sonora envolve checar se existem notas no piano que estão demasiadamente desafinadas em relação as outras notas do piano.
Na inspeção visual devemos conferir se as cravelhas do piano estão todas bem alinhadas, paralelas ao piso do piano, caso as cravelhas estejam inclinadas para baixo é muito provável que o cepo esteja danificado, trincado, rachado ou ainda afetado por cupins. Devemos ainda verificar o espaço existente entre a chapa do piano e a ultima volta da corda na cravelha, caso a corda esteja encostada ou muito próxima a chapa do piano é provável que em pouco tempo o piano deixe de segurar afinação.
Informações detalhadas acesse: http://www.pianoworld.com/
Na inspeção sonora devemos tocar cada uma das notas do piano prestando atenção para verificar quedas ou diferenças acentuadas para afinar o piano, se todas as notas estão desafinadas de forma semelhante é provável que o piano não tenha sido afinado por um tempo mas teoricamente ele tem uma firmeza semelhante em todas as cravelhas, o que é um bom sinal, em contrapartida, quando existe uma variação muito grande de afinação entre cada nota do piano é um sinal de que o cepo e cravelhas possuem uma resistência e firmeza diferente em cada uma das cravelhas o que costuma ser um sinal de defeitos graves nestas peças e muito provavelmente o piano não segura afinação.