Estado do Verniz do Piano
Ao contrario do que muitos pensam, não existe piano 100% de madeira maciça, desde os primórdios da fabricação em linha ate os dias de hoje, os melhores pianos tem em média 80% de suas peças fabricadas em Madeira Laminada, a madeira laminada é formada por folhas de madeira maciça de alta qualidade coladas e prensadas, este processo torna as peças do piano fisicamente mais resistentes e principalmente, mais resistente á intemperes.
Estado do verniz do piano e Móvel
Nos anos 1960 e 70 o aglomerado e o compensado foram criados e muitas fabricas de pianos, com a intenção de reduzir custos, começaram a utilizar este material para fazer o móvel do piano. Podemos dizer que o aglomerado foi o primórdio das madeiras processadas, era um material novo no mercado, barato, abundante e “teoricamente durável”. Infelizmente não deu certo, o material é frágil e não tem uma boa acústica.. Normalmente verificamos folhas que descolam ou estufam, quinas e laterais que esfarelam.
Com o tempo o aglomerado/compensado evoluiu até chegar no MDF que é uma madeira processada de boa resistência, maior resistência física e á intemperes é uma ótima acústica. Tal material é utilizado em larga escala na fabricação atual de pianos.
Hoje em dia os pianos de 1.a linha, caríssimos e mundialmente renomados (Europeus e Americanos) ainda são fabricados em madeira maciça laminada, é a melhor opção porem a mais cara, os demais pianos geralmente vindos da Asia são fabricados em MDF sendo que os JAPONESES usam um MDF de ótima qualidade, já os CIK (China, Indonésia e Coréia) são fabricados com um MDF de qualidade inferior.
No móvel faça uma avaliação visual e verifique se há folhas descolando ou estufadas, partes se desfazendo ou esfarelando (normalmente na laterias inferiores do móvel), trincos, lascas, amassados e indícios de cupim como buracos ou serragem caindo do piano. Veja imagens abaixo de pianos danificados em aglomerado.
Acesse o link e obtenha mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Verniz