Modelos de Pianos Verticais
Basicamente existem 4 tipos de pianos ou modelos de pianos verticais, o que varia entre eles é o tamanho e a disposição do mecanismo em relação ao teclado, geralmente os modelos de piano que são maiores são também os mais caros e contam com um melhor e mais cristalino som pois quanto maior o piano, maior será a área de sua tábua harmônica e maior será o comprimento das cordas, o que resulta em tipos de pianos com uma melhor , mais profunda e mais clara (limpa) sonoridade.
Principais Modelos de Pianos
Por convenção, pois não existe uma regra, cada um dos modelos de pianos é representado por um termo ou nome, originalmente em Inglês sendo eles: piano modelo Spineta, piano Console, piano Studio e piano modelo Upright, traduzindo ou adaptando para o português teríamos, piano Espineta, piano Console, piano Estúdio e piano Vertical.
No Brasil não damos muita atenção ao nome dos pianos, geralmente tratamos todos os pianos que não são de cauda como piano tipo apartamento, piano vertical, piano de parede ou piano armário, o que em termos geral não está errado pois todo os tipos de pianos que não pianos de cauda podem ser chamados ou definidos com um dos nomes supra citados, porem, para uma definição e classificação de modelos de pianos devemos adicionar á referencia de modelos um dos termos citados inicialmente, desta forma, quando nos desejarmos fazer referência á determinados modelos de pianos teremos:
1.° – O termo que qualifica o piano como não sendo um piano de Cauda.
2.° – O termo que se refere ao tamanho do piano.
Exemplos:
Piano Vertical (apartamento, de parede, armário) modelo Espineta.
Piano Vertical (apartamento, de parede, armário) modelo Console.
Piano Vertical (apartamento, de parede, armário) modelo Estúdio.
Ou simplesmente Piano Vertical para os pianos de maior porte.
Descrição detalhada dos modelos de Pianos
Pianos modelo Spineta
Sua altura varia entre 90 e 100 cm, sua largura é em média 145 cm, os pianos tipo espinetas são os menores pianos que existem no mercado. Devido ao seu tamanho é uma escolha comum para aqueles que não possuem muito espaço para colocar seu piano. Por ser bastante compacto é um dos modelos que deixa a desejar quando comparado á pianos equivalente maiores pois sua cordas são muito curtas e seu mecanismo não fica apoiado no teclado e sim sob o mesmo ligado por uma extensão de aço, por isso seu sistema mecânico é chamado de mecânica de ação indireta, reformas e regulagens são bastante complicadas devido á dificuldade de acesso e regulagem do mecanismo.
Pianos modelo Console
Pianos modelo console são um pouco maiores que as Spinetas, sua altura vaira entre 100 e 110 cm, sua largura é em média 145 cm, e o principal, a mecânica fica apoiada sobre o teclado, sendo assim, é uma mecânica de ação direta (padrão), de fácil regulagem e manutenção. Estes são os modelos de pianos que apesar de pequenos não oferecem dificuldades técnicas devido ao seu tamanho reduzido.
Pianos modelo Estúdio
Pianos modelo Studio tem em média de 110 a 130 cm de altura, suas cordas e tábua harmônica são de tamanhos mais apropriados o que faz com que o piano tenha uma sonoridade bastante apurada. Os pianos Estúdio são os modelos de pianos mais facilmente encontrados no mercado.
Pianos modelo Vertical ou Upright
O maior modelo entre os pianos verticais, sua altura varia entre 130 e 150 cm, como são os maiores pianos teoricamente são os modelos de pianos que tem o melhor elemento acústico entre os pianos verticais pois devido ao seu tamanho avantajado possuem uma extensa tabua harmônica e cordas de maior comprimento. Em muitos casos um bom piano vertical pode ter uma sonoridade melhor e mais apurada que muitos dos pianos 1/4 ou crapô á venda no mercado.
Acesse o link e saiba mais sobre os modelos dos pianos:
http://www.bluebookofpianos.com/
O guia modelos de pianos verticais e as imagens aqui apresentadas tem seus direitos reservados, para utilizar este artigo completo, trechos ou ainda as imagens por favor solicite nossa autorização.